11 fev 2014

O que é a dieta detox e minha experiência…

Meninas, quem me acompanha pelo instagram (@camilaarmindo – segue lá!) deve ter notado que estou à todo vapor no meu #projetocasamento. Na verdade, o casamento é só um pretexto, confesso! Lógico que eu quero estar me sentindo ótima no dia do casório, mas o fato é que também quero estar bem comigo mesma em todos os outros dias. Com relação aos exercícios, já tem um bom tempo que pratico diariamente, de 5 a 6 vezes por semana. A minha alimentação melhorou muito de 2 anos para cá, mas aos finais de semana eu acabava dando uma relaxadinha e, por isso, não estava conseguindo atingir meus objetivos. Não quero ficar bitolada e neurótica, mas realmente estava precisando encontrar o equilíbrio durante os finais de semana. A vida é feita de escolhas e ninguém pode ter tudo ao mesmo tempo. Por isso, fiz a minha escolha para 2014 e adotei um estilo de vida mais saudável. Estou muito feliz e bem mais disposta…

Resolvi pedir ajuda a uma nutricionista para ter um acompanhamento de verdade e, na segunda-feira passada, comecei uma dieta detox para eliminar algumas toxinas e dar uma desinchada. Recebi alguns pedidos de leitoras para falar mais sobre a dieta e pedi para minha nutri, Vânia Lima, escrever a respeito!

01

“Todos os dias nosso organismo é bombardeado por agentes tóxicos (xenobióticos: que são substâncias nocivas, como medicamentos, agrotóxicos, corantes, conservantes, entre outros). O acúmulo dessas substâncias pode ocasionar problemas de saúde tanto físicos como mentais. Elas agem afetando as reações bioquímicas e funcionais do organismo causando distúrbios e sintomas como má digestão, intolerâncias a alimentos, alergias e tantos outros.

A detoxificação é um processo biológico realizado pelo corpo humano e tem como objetivo reduzir o impacto negativo de xenobióticos ao metabolismo orgânico. O princípio deste processo é transformar as toxinas que são substâncias classificadas quimicamente como lipossolúveis (que tendem ao armazenamento), em substâncias com estruturas hidrossolúveis que facilitam a eliminação através das vias urinárias e pelas fezes. O fígado e o intestino são os principais órgãos nesse processo de transformação.

A dieta detox ajuda a eliminar esses excessos fazendo uma faxina geral no organismo, eliminando as toxinas e alguns quilinhos extras. A dieta prevê o consumo de frutas, legumes, verduras, sucos e chás que favorecem a purificação das células e ainda aceleram o metabolismo, evitando as carnes vermelhas, glúten, leite e derivados, cafeína e alimentos industrializados. A suplementação com fibras e probióticos é muitas vezes indicada para que haja um regulamento intestinal e maior eliminação de toxinas.

A Dieta Detox é bem específica, deve ser prescrita por um nutricionista, feita por um período determinado dependendo da necessidade individual e previamente avaliada.

Mas deve-se resaltar que nada funcionará como uma poção mágica, onde todos os quilinhos extras e exageros do fim de ano serão solucionados em apenas uma semana, a construção de uma rotina saudável dura meses. Uma boa alimentação e atividade física sempre serão os principais aliados de um corpo bem construído, ativo e saudável”.

02

Segui direitinho o cardápio que a Vânia me passou e, pasmem: perdi 1,5kg em uma semana, além de alguns centímetros na cintura, bumbum e coxas.

Estou tomando muito suco detox e água, cortei glúten, lactose e carne vermelha.

Vou deixar o telefone da Vânia para vocês. Ela atende na Pró Saúde (academia do noivo #jabá kkk) e eu estou adorando a atenção que ela tem me dado. Antes do carnaval tenho outro retorno, aí volto para contar para vocês os resultados!

Conto com o incentivo de vocês e espero incentivá-las a levar uma vida mais leve e saudável.

Gostam deste tipo de post? Alguém tem sugestões?

Beijo beijo,

Camila

03