25 nov 2014

Girassol, Linhaça e Chia – entenda os benefícios dessas sementes com o Restaurante Santo Gostinho

O Santo Gostinho, preocupado com o equilíbrio e o bem estar de seus clientes, tem o cuidado de inserir alimentos funcionais que fornecem nutrientes ao organismo, garantindo mais vitalidade, disposição e qualidade de vida com uso periódico.

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Na dica de hoje, vamos falar sobre os benefícios de três grãos – semente de girassol, linhaça e chia – que podem ser usados sem contraindicação na alimentação e possuem diversos benefícios para a saúde. Saiba mais sobre cada um deles:

Semente de girassol

A semente de girassol é uma excepcional fonte de Vitamina E, que desempenha um papel muito importante na prevenção de doenças cardiovasculares. Além de saborosa, ela também é rica em fibras, auxiliando no emagrecimento, pois, proporciona sensação de saciedade. No Santo Gostinho, servimos Rúcula com semente de girassol, fica delicioso!

 Linhaça

A linhaça é um alimento rico em substâncias funcionais como ômega 3, ômega 6 e gorduras monoinsaturadas, que juntas ajudam a diminuir o apetite, regulam o intestino, protegem o coração e combatem o mau colesterol (LDL). Ela também é rica em fibras, minerais, fonte de ácidos graxos e tem efeito anti-inflamatório. Além disso, ela melhora a pressão arterial e auxilia no controle do diabetes.

A linhaça é adorada pelas mulheres por ser fonte de lignina, uma substância que ajuda a amenizar o incômodo provocado pela TPM e pela menopausa. Experimente, em nosso restaurante, a linhaça com salada de tomate. Faça em sua casa também.

Chia

Já a chia é fonte de proteínas, sendo em sua maior parte aminoácidos essenciais (aqueles que não são produzidos pelo organismo). Ela também conta com carboidratos de baixo índice glicêmico, fibras dietéticas, ácidos graxos (ômega 3 e 6), vitaminas do complexo B e minerais.

Com todos esses nutrientes, a chia tem ação anti-inflamatória, antioxidante e contribui com o controle do diabetes. É uma grande aliada nas dietas de emagrecimento ou na manutenção do peso ideal, por ser fonte de fibras solúveis que formam um composto gelatinoso no estômago, tornando a digestão mais lenta e resultando no aumento de saciedade. Um dos pratos que acrescentamos chia é o feijão.

Combine sem medo!

Há diversas formas de combinar esses grãos no dia a dia, como em saladas, massas, iogurtes e frutas. Entretanto, é importante enfatizar que elas devem fazer parte de uma dieta nutricionalmente variada e equilibrada, para que seja possível colher os seus benefícios, de forma saudável.

Fonte: Nutricionistas Santo Gostinho – Rua Pernambuco, esquina com a Paraná – (17) 3046-5595.