18 mar 2014

Sociedade robô???

Já perceberam o quanto ficamos mais espontâneas, criativas e livres quando estamos viajando? Se rola uma vontade master de ir ao shopping de chapéu panamá, por quê não? E quando a viagem é internacional? Aí sim é que a mulherada se solta na hora de se vestir! Usa o que quer e ponto final, parece que ninguém tá nem aí para a opinião alheia. Por quê isso só funciona quando estamos viajando? Já repararam como os looks ficam mais estilosos quando a pessoa tá fora de casa? O fato é que fomos educados assim. Somos forçados a nos preocupar com a imagem que transmitimos e estamos sempre em busca de atingir as expectativas das outras pessoas. Com isso, nossa espontaneidade vai para o ralo, assim como nosso jeito natural de ser (vai que ele não é aceito, né?).

free (2)

Dessa forma, estamos cada vez mais robôs, com modelo do que é certo ou errado, adequado ou inadequado. Não importa a sua vontade, o seu estilo de vida, os seus gostos, mas sim o que as outras pessoas vão pensar a respeito. Fico chocada com a proporção que isso toma no Instagram. Outro dia, por exemplo, li o seguinte comentário de uma leitora para uma blogger fitness: “fulana, adoramos suas dicas de saúde e dieta, mas você realmente é muito brega. Se tanta gente fala isso aqui para você, por quê insistir em usar estas roupas cafonas?”. Oi? Não entendi, gente! Chamam isso de liberdade de expressão? Duvido que a leitora teria dito exatamente assim se estivesse cara a cara com a blogueira…. hehe

Todo mundo é livre para usar o que sente vontade e, se aqui no Brasil a gente se sente meio extraterrestre quando vai ao shopping de chapéu, é porque ainda somos muito atrasados e ignorantes, concordam?

free (1)

Às vezes me pego refletindo sobre assuntos assim e acabo compartilhando minhas ideias com vocês. A mensagem que quero deixar é a seguinte: usem o que realmente quiserem, não importa se está na moda ou não – nunca percam a espontaneidade e o estilo próprio.

Se vão gostar de você do jeito que é? Uma coisa é fato: você, com certeza, irá!

Beijos,

Camila

  • Bruna

    Adorei, Camila. Gosto muito dos seus textos. Parabéns e um beijo.

  • Luisa

    Por isso que gosto do seu blog: tem conteúdo! Parabéns, mandou bem no texto..